segunda-feira, 18 de maio de 2009

EPIDENDRUM





















  • Nome Científico: Epidendrum sp
  • Nome Popular: Epidendro, orquídea-estrela, orquídea-crucifixo
  • Família: Orchidaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: América Central e América do Sul
  • Ciclo de Vida: Perene

Este gênero compreende numerosas e diferentes espécies, em sua maioria, de características epífitas ou terrestres. A maior parte encontra-se em locais de altitude do Perú, Equador e Colômbia. Uma característica interessante de muitas espécies deste gênero é que suas flores não fazem o movimento que as flores das orquídeas fazem para se posicionar de modo que o labelo fique como uma pista de pouso para os polinizadores, isto é, horizontal com inclinação para baixo.

A inflorescência é como um pequeno buquê de flores pequenas, bastante durável. As flores apresentam coloração muito variada, de acordo com a espécie ou híbrido.

Os híbridos mais populares no Brasil, são geralmente terrestres e apreciam luminosidade intensa, com luz direta nas horas mais frescas do dia. Devem ser cultivados em uma mistura leve de areia, fibra de côco e um pouco de terra vegetal. A adubação deve ser suave, preferencialmente orgânica, como torta de mamona e farinha de ossos. Atualmente encontramos adubos próprios para orquídeas, de liberação lenta.

Multiplica-se por divisão da planta, preservando pelo menos 3 pseudobulbos para cada muda, com rizoma e raízes. Comercialmente pode ser multiplicada por sementes e por meristema, através de uma avançada tecnologia laboratorial que permite a produção em grande escala de milhares de clones da mesma planta.




2 comentários:

  1. Bom dia senhores: gosto muito dessa qualidade de orquídea que tb conheço por orquídea do sol. Gostaria de saber dos senhores, quantas cores existem e como faço para adquiri-las em mudas prontas para florir ou já adultas.

    ResponderExcluir
  2. Ficarei no aguardo de manifestação: meu e-mail é marlev45@gmail.com. Obrigado.

    ResponderExcluir