quinta-feira, 10 de setembro de 2009

COMPRA DE ORQUIDEAS POR SITE!!!!


MASDEVALIA ANGEL FROST




O nome

Nome escolhido por José Masdeval, médico da Corte do Rei da Espanha, Carlos III.

Ocorrência

As orquídeas pleurotalóides fazem parte de uma Subtribo de cerca de 3000 espécies, o que representa aproximadamente 10% das orquídeas encontradas no mundo. O gênero Masdevallia compreende cerca de 500 espécies, distribuídas do sul do México até o sul do Brasil, passando pela Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, onde são encontradas nas partes mais altas das serras.

Crescem vigorosamente nas selvas altas das montanhas, com grande ocorrência de chuva e neblina, notadamente das zonas altas da Cordilheira dos Andes.

Aspecto vegtatativo

Masdevallia (Masd) não possui pseudobulbos, sendo formada por ramicaules eretos, saindo a haste floral da sua base.

Trata-se de planta com tripla característica, podendo ser terrestre (ou seja, que nasce na terra, no solo), epífita (ou seja, planta que vive sobre outras plantas) e litófita (ou seja, planta que cresce diretamente sobre rochas ou em fendas de rochas, onde um mínimo de matéria orgânica é acumulada). Os ramicaules são eretos.

As flores

As flores da Masdevallia infracta surgem de hastes que emergem da base da planta e apresentam uma flor por haste.

As cores variam de púrpura, marrom, amarelo, chegando quase à branca, nesse caso apresentando estrias levemente escuras. As sépalas são unidas no formato de um cálice, apresentando prolongamentos em suas 3 (três) pontas, com o aspecto de pequenas antenas.

Uma característica bem interessante é que ela chega a dar de 5 a 6 flores na mesma haste, de forma seqüencial. Desta forma, enquanto a haste floral estiver verde não deve ser cortada na base, porque continuará a dar flores. Quando não tem mais condições de florescer a haste vai ficando amarela e seca, podendo, então, ser cortada na base.

A floração ocorre principalmente na primavera, no mês de novembro, podendo entrar pelo mês de dezembro.

As flores, contando as antenas (caldas) chegam a 8cm. de envergadura, ficando com 12 a 15cm. de altura da borda do vaso.

Perfume

As flores não apresentam perfume.

Pragas e doenças

Como as demais orquídeas, são sujeitas ao ataque de cochonilhas e de pulgões, podendo o combate, preventivo, ser feito com óleo de neem e citronela, mediante pulverizações periódicas.

Cultivo

Sempre se ouve dizer que as Masdevallias são de difícil cultivo, entretanto, não chega a ser bem assim. Elas precisam de noites frias para florescer, mas adaptam-se muito bem a ambientes com temperaturas mais moderadas, principalmente a espécie infracta, escolhida como a planta do mês de novembro (2007).

Cultivadas em local bem arejado, com umidade acima de 75%, mantendo-se o substrato úmido (não encharcado) e pouca luminosidade, elas florescem muito bem, até mesmo no nível do mar.

A adubação deve ser feita na base da metade do que se costuma fornecer para Cattleyas e Laelias, tanto no que se refere à periodicidade, quanto à concentração do adubo. Em outras palavras: a adubação deve ser feita apenas uma vez por mês e utilizando-se a metade da dose indicada pelo fabricante.

Gostam de vasos pequenos e, de preferência, de barro, deixando-se o limo nas paredes externas do vaso e na parte superior do substrato.

Híbridos

A Masdevallia infracta tem sido utilizada na formação de vários híbridos intragenéricos, porém, o mais comum é o intergenérico resultante do seu cruzamento com Dráculas, que originam o híbrido denominado Dracuvallia (Drvla)

Premiações

Plantas de Masdevallia infracta costumam ser premiadas pela American Orchid Society – AOS na modalidade CCM (Certificate of Cultural Merit), que é uma premiação dada ao cultivo e à planta como um todo, não somente para a flor. Entretanto, existem vários clones premiados pela forma de suas flores, destacando-se os seguintes: ‘Gunpowder Falls’, HCC de 77 pontos; ‘Cincinnati’, AM de 81 pontos; ‘Menehune’, AM de 81 pontos; ‘Harford’, AM de 81 pontos



2 comentários:

  1. Daniela, muito boas compras, são muito bonitas. Espero que tenha sorte com elas. No meu blog tem um prémio para si, se quiser passe por lá. Um beijinho desde Portugal.

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani,
    amei esta espécie que esta aí na foto,lindíssima,como posso adquirir uma planta dela,bem como de outras da mesma espécie, ou seja Masdevallia?como a caudalis por exemplo?,abraços,
    Meu e-mail:nena.nena2009@hotmail.com

    ResponderExcluir