- Nome Científico: Phalaenopsis x hybridus
- Nome Popular: Falenópsis
- Família: Orchidaceae
- Divisão: Angiospermae
- Origem: Polinésia
- Ciclo de Vida: Perene
Falenópsis é o nome popular dado a um grande grupo de espécies e híbridos de orquídeas, pertencentes ao gêneroPhalaenopsis. Esta orquídea epífita, apresenta crescimento monopodial, isto é, a folhas novas surgem sobre as folhas mais velhas e ela não apresenta mudas laterais. Desta forma, é muito diícil a multiplicação por divisão da planta, como ocorre com as orquídeas de crescimento simpodial.
As flores da falenópsis são arredondas com as duas pétalas superiores bastante grandes, o labelo é menor e muitas vezes possue coloração diferenciada. As cores variam muito, entre o branco, o rosa, o amarelo, o púrpura, etc, com combinações e tonalidades diferentes, podendo ser pintalgadas ou não.
Além de ser largamente comercializada em vasos, pode ser fixada sobre o tronco das árvores. Muito utilizada como flor-de-corte. É uma planta que confere sofisticação a ambientes internos. A floração ocorre na primavera e verão e as hastes florais devem ser escoradas com um tutor.
Devem ser cultivadas à meia-sombra, em substrato adequado à espécie, em geral preparados para epífitas, como fibras de côco, cascas de árvores, carvão vegetal, entre outros materiais. Aprecia a umidade e deve ser irrigada sempre que o substrato se apresentar seco. Tolerante ao frio.
Multiplica-se comercialmente por sementes e meristema. Raramente surgem brotos na haste floral, neste momento aguardamos seu desenvolvimento e separamos quando apresentar quatro folhas e raízes.
Colocarei aqui fotos de minhas orquídias e aos poucos minha experiência com cada uma delas, também postarei textos que me ajudaram e ajudam, alguns com o nome de seus devidos autores e outros não sabidos, mas que assim que souber serão mencionados.
domingo, 17 de maio de 2009
PHALAENOPSIS
Esse phalaenopsis, todo ano me dá lindas flores, no último ano ele começou a florir em agosto e sua última flor foi em janeiro desse ano.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário